1. Leia o anúncio a seguir e responda à questão.
No texto verbal do anúncio, a expressão em que, formada pela junção da preposição em com o pronome relativo que:
a) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pela expressão na qual.
b) exerce a função de adjunto adverbial de tempo.
c) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pelo pronome relativo onde.
d) substitui a palavra data.
2. Leia o poema, de Sérgio Capparelli:
O anjo pálido
Quando nasci, um anjo pálido
claustrofóbico e fotofóbico
disse: vai, Carlos,
ser gouache na vida
Desde então
dou cor às sombras.
(33 ciberpoemas e uma fábula virtual. Porto Alegre,RS: L&PM, 1996. p. 41.)
Considerando-se que o radical fobia vem do grego phóbus, que significa medo, aversão, pode-se dizer que o anjo do poema evitava, por sentir medo:
a) shows de rock e supermercados.
b) dormir de luz apagada e viajar de avião.
c) elevadores e dias ensolarados.
d) água e animais.
3. Classifique sintaticamente as orações destacadas:
a) É provável que eles não regressem imediatamente.
b) “A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna.” (Manuel Bandeira)
c) Convenci-o de que o livro era interessante.
d) Parece que a garotinha tem medo do escuro.
e) “Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito,
Não sei se ele é bravo...” (Carlos Drummond de Andrade)
4. Leia esta tira:
a) Identifique no 1º quadrinho um período composto e separe as orações.
b) Quantas orações tem esse período?
c) Classifique-as sintaticamente.
Leia a tira abaixo para responder às questões de 5 a 7.
5. No 2º quadrinho, há uma oração reduzida de gerúndio.
a) Identifique-a e classifique-a.
b) Transforme-a em uma oração desenvolvida.
6. Na 2ª frase do 2º quadrinho:
a) Identifique o objeto direto.
b) Considerando a resposta dada ao item anterior, transforme o objeto direto numa oração subordinada substantiva objetiva direta, fazendo as adaptações necessárias.
7. No último quadrinho, há um período composto por subordinação.
a) Divida-o em orações.
b) Classifique-as.
8. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade:
QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Carlos Drummond de Andrade
Observe a estrutura sintática destes versos:
“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.”
Nesses versos, foram empregados cinco pronomes relativos com a função de ligar as orações entre si, criando entre elas uma espécie de encadeamento sintático.
a) Divida esses versos em orações e identifique o antecedente de cada um dos pronomes relativos.
b) Indique a função sintática do antecedente de cada pronome relativo.
c) Indique a função sintática de cada pronome relativo.
d) A função sintática dos pronomes relativos coincide com a função de seus antecedentes?
e) O desencontro entre a função sintática dos pronomes relativos e a de seus antecedentes confirma ou nega a visão pessimista sobre o relacionamento amoroso? Por quê?
9. A respeito desta tira de Dik Browne:
a) Identifique um pronome relativo e o seu antecedente.
b) Reconheça uma palavra que seja própria da gíria. A que palavra da língua culta ela corresponde?
Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?
Às vezes, eu escuto uma música e ela continua tocando sem parar dentro da minha cabeça. Da sua também?! E nem sempre é uma melodia agradável, não é mesmo? Na verdade, para se fixar na mente, o importante é que a música chame bastante a atenção por ser muito bonita ou muito feia ou muito legal ou muito chata e repetitiva. Mas por que a gente demora tanto para se livrar dela?
Na hora em que a música entra pela primeira vez no cérebro, você nem imagina que vai ficar com aquele fundo musical pelas próximas horas ou mesmo dias. Mas é o que acontece. Depois de ter aprendido a música, toda vez que você relaxa um pouco, ela toca sozinha sem que você possa evitar. Mistério? Nada disso. São apenas memórias.
Mas o que são memórias? Para responder a essa pergunta, você precisa saber primeiro que seu cérebro é formado por bilhões de pequenas células nervosas, os neurônios [...]. Cada neurônio conversa intensamente com milhares de outros. Esse diálogo ocorre nos locais de menor distância física entre eles, nas chamadas sinapses. Nossas memórias são estocadas conforme o número de encontros desses neurônios. A cada instante, dependendo do que nos acontece, cada sinapse pode ficar mais forte ou mais fraca.
Quando escutamos aquela música inesquecível no rádio, muitos encontros de neurônios se reforçam e a gente memoriza a sequência de sons. A partir desse instante, acontece um efeito conhecido entre os cientistas como reverberação de memória, que é como se o cérebro repassasse inúmeras vezes a mesma música. Por isso, algumas melodias grudam em nossa mente.
[...]
Sidarta Ribeiro ,Instituto do Cérebro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
10. Analise as orações em destaque nos três primeiros parágrafos do texto e verifique qual é o termo que completa cada uma delas. Depois assinale a alternativa em que a explicação apresentada é incorreta.
A ( ) No primeiro parágrafo, a oração destacada é completada por uma oração subordinada substantiva predicativa, que se liga ao sujeito por meio de verbo de ligação.
B ( ) No segundo parágrafo, o verboimaginaré completado por uma oração com valor de nome.
C ( ) No terceiro parágrafo, a locução verbalprecisa saberé completada por uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
D ( ) No terceiro parágrafo, na frase Cada neurônio conversa intensamente com milhares de outros, há um período simples com verbo transitivo indireto.
E ( ) As orações destacadas no texto são completadas por uma oração substantiva, que funciona como um de seus termos.
dificil de mais ^^
ResponderExcluircoloca atividades de classificação das palavras pfv
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