Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 18 de março de 2014

Revisão 8º ano

    1.       Identifique e classifique o sujeito dos verbos destacados nos textos abaixo:   
    a)      “Lá fora nevava
e eu tinha varicela.
              
Não sei se era madrugada          
Talvez fosse meia-noite.” (Nazim Hikmet)

    b)      Os rios
na vida tanta coisa, 
Tanta coisa e um só olhar
Toda a tristeza dos rios
É não poderem parar...    (Mário Quintana)

    c)       Anoiteceu       
O sino gemeu  
A gente               ficou
Feliz a rezar.” (Assis Valente) 

     d)      “— Mataram uma moça! — comentava-se dentro dos bares.”(Antônio de Alcântara Machado)       
     e)   “Fazia dois anos que não me sentava numa cadeira de dentista.” (Carlos Eduardo Novaes) 
Leia o poema a seguir, do poeta nicaraguense Luis Rocha, e responda à questão abaixo:

     2.       As duas estrofes são parecidas entre si. Apesar disso, apresentam diferenças sintáticas. Em apenas uma delas, há um predicado verbo-nominal. Identifique essa estrofe.

    3.       Leia esta frase:
No quarto do hotel, encontrei minha mala vazia.
   a)      Qual é o sentido dela, se vazia for adjunto adnominal de mala?
   b)      E se vazia for predicativo do objeto direto mala?

    4.       O emprego do sujeito indeterminado é muito comum em situações em que o falante tem, por algum motivo, a intenção de não se referir a uma pessoa específica. Por exemplo: uma mãe, quando diz a seus filhos “Sujaram o tapete novo da sala”, tem a intenção de que um deles assuma o que fez.
Há, a seguir, alguns textos com sujeito indeterminado. Identifique qual é a intenção do falante ao empregá-lo nestes contextos.

    a)      — Mãe, alguém ligou para mim?
 — Sim, telefonaram pra você.
 — Quem, mãe, quem? Ele?
 — Não sei... Telefonaram... Telefonaram... — responde a mãe sorrindo.

b) Durante o recreio, Pedro vê uma turminha de alunos, colegas seus, quebrar o bebedouro. A água começa a jorrar e a molhar o pátio. Uma inspetora de alunos pede a Pedro que vá chamar o diretor.
— Seu Renato, dona Marta quer que o senhor vá até o pátio, porque quebraram o bebedouro — Pedro diz ao diretor.
— Quem foi que quebrou?
— Não sei, só sei que quebraram

     5.       Indetermine o sujeito das orações seguintes, empregando o verbo na 3ª pessoa do singular + o pronome se, de acordo com o modelo:

Neste caso, eu necessito de ajuda.
Neste caso, necessita-se de ajuda.

    a)      A loja de departamentos precisa de balconistas com prática.
    b)      Nesta indústria, os operários trabalham em dois turnos.              
    c)       Os jogadores acreditam na vitória.
    d)      Os professores falam muito na qualidade do ensino do 1º grau.
     e)      Os turistas viajam no verão.

     6.       Leia o poema:
Sem explicação
Faz tempo:
minha mãe no portão
penteava alegria
enquanto conversava
estrelas.
Ela se conservava
e se consumia
nessa conversa
só dela.
Eu via tudo
e não sabia de nada.
Tem coisas que a gente
sabe que não precisa saber.
(Poesia Futebol Clube e outros poemas. Paulo Netho. São Paulo: Formato, 2009. p. 20.)
Considere as seguintes afirmações sobre o poema:
I.                    No primeiro verso, se a palavra tempo fosse substituída pela palavra anos, o verbo fazer não continuaria no singular.
II.                  Os objetos diretos alegria e estrelas são inesperados como complementos de pentear e de conversar.
III.                O penúltimo verso do poema poderia ser redigido de duas maneiras, de acordo com a norma-padrão: Há coisas que a gente ou Existem coisas que a gente.
Estão corretas:
      a)      somente I e II.
      b)      as três.
      c)       somente II e III.
      d)      apenas I e III.

       7.       Leia a tira, de Fernando Gonsales:


Veja o que se afirma a propósito de termos presentes nos enunciados do 2º quadrinho da tira
I. O verbo deixar é transitivo direto.
II. A expressão a noite é um objeto direto.
III. A expressão mais romântica é um predicativo do objeto.
IV. O predicado deixam a noite mais romântica é verbal.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
    a)      todas.
    b)      III e IV.
    c)       I, II e III.

    d)      I e II, somente.

    8. Nestes versos de compositores de música popular brasileira, apenas um verbo impessoal. Identifique-o.
   a) “Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue.” (Chico Buarque e Gilberto Gil)
   b) “Até amanhã, se Deus quiser,
Se não chover, eu volto
Pra te ver, oh! mulher.” (Noel Rosa)
   c) “Se você disser que eu desafino, amor
saiba que isto em mim provoca imensa dor” (Tom Jobim e Newton Mendonça)
   d) “Caminhando contra o vento
sem lenço sem documento
no sol de quase dezembro
eu vou.” (Caetano Veloso)
   e) “Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não” (Geraldo Vandré)

    9. Leia as orações seguintes e observe a classificação do predicado de cada uma:


Note que, unindo as informações da 1ª oração (predicado verbal) às da 2ª oração (predicado nominal), obtivemos uma oração com predicado misto (predicado verbo-nominal). Faça o mesmo: crie
orações com predicado verbo-nominal, a partir da união das duas orações oferecidas.
a) O professor chegou à classe. Ele estava atrasado.
b) A equipe de vôlei voltou das Olimpíadas. Ela foi vitoriosa.
c) O jornalista leu as críticas. Ele ficou satisfeito.
d) Na rua, as pessoas nos olhavam. Elas pareciam desconfiadas.
e) Encontrei aquelas peças de gesso. Elas estavam sujas.

10. Compare estas frases quanto ao sentido:
a) Em qual ou quais dessas orações a expressão de uniforme refere-se apenas ao professor de Educação Física?
b) Indique o tipo de predicado dessas orações.

11. Se o contexto não esclarecer a intenção de quem fala, a frase “O professor de Educação Física atendeu os alunos de uniforme” pode ser ambígua, isto é, ter duplo sentido.
a) Quais são esses sentidos?
b) Indique o tipo de predicado dessa oração, no caso de um  e no caso de outro sentido.

12. Compare agora quanto ao sentido estas duas outras frases:


a) Há ambiguidade em alguma das frases quanto a quem se referem os adjetivos uniformizados e uniformiza-do? Justifique.
b) Classifique o predicado de cada uma dessas duas orações.


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