Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade

domingo, 23 de março de 2014

Revisão 9º ano – Conceitus

1. Leia o anúncio a seguir e responda à questão.

 

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No texto verbal do anúncio, a expressão em que, formada pela junção da preposição em com o pronome relativo que:

a) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pela expressão na qual.

b) exerce a função de adjunto adverbial de tempo.

c) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pelo pronome relativo onde.

d) substitui a palavra data.

2. Leia o poema, de Sérgio Capparelli:

O anjo pálido

Quando nasci, um anjo pálido

claustrofóbico e fotofóbico

disse: vai, Carlos,

ser gouache na vida

Desde então

dou cor às sombras.

(33 ciberpoemas e uma fábula virtual. Porto Alegre,RS: L&PM, 1996. p. 41.)

Considerando-se que o radical fobia vem do grego phóbus, que significa medo, aversão, pode-se dizer que o anjo do poema evitava, por sentir medo:

a) shows de rock e supermercados.

b) dormir de luz apagada e viajar de avião.

c) elevadores e dias ensolarados.

d) água e animais.

3. Classifique sintaticamente as orações destacadas:

a) É provável que eles não regressem imediatamente.

b) “A primeira vez que vi Teresa

Achei que ela tinha pernas estúpidas

Achei também que a cara parecia uma perna.” (Manuel Bandeira)

c) Convenci-o de que o livro era interessante.

d) Parece que a garotinha tem medo do escuro.

e) “Eu não vi o mar.

Não sei se o mar é bonito,

Não sei se ele é bravo...” (Carlos Drummond de Andrade)

4. Leia esta tira:

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a) Identifique no 1º quadrinho um período composto e separe as orações.

b) Quantas orações tem esse período?

c) Classifique-as sintaticamente.

Leia a tira abaixo para responder às questões de 5 a 7.

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5. No 2º quadrinho, há uma oração reduzida de gerúndio.

a) Identifique-a e classifique-a.

b) Transforme-a em uma oração desenvolvida.

6. Na 2ª frase do 2º quadrinho:

a) Identifique o objeto direto.

b) Considerando a resposta dada ao item anterior, transforme o objeto direto numa oração subordinada substantiva objetiva direta, fazendo as adaptações necessárias.

7. No último quadrinho, há um período composto por subordinação.

a) Divida-o em orações.

b) Classifique-as.

8. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade:

QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

Carlos Drummond de Andrade

Observe a estrutura sintática destes versos:

“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.”

Nesses versos, foram empregados cinco pronomes relativos com a função de ligar as orações entre si, criando entre elas uma espécie de encadeamento sintático.

a) Divida esses versos em orações e identifique o antecedente de cada um dos pronomes relativos.

b) Indique a função sintática do antecedente de cada pronome relativo.

c) Indique a função sintática de cada pronome relativo.

d) A função sintática dos pronomes relativos coincide com a função de seus antecedentes?

e) O desencontro entre a função sintática dos pronomes relativos e a de seus antecedentes confirma ou nega a visão pessimista sobre o relacionamento amoroso? Por quê?

9. A respeito desta tira de Dik Browne:

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a) Identifique um pronome relativo e o seu antecedente.

b) Reconheça uma palavra que seja própria da gíria. A que palavra da língua culta ela corresponde?

Por que algumas músicas não saem da nossa cabeça?

Às vezes, eu escuto uma música e ela continua tocando sem parar dentro da minha cabeça. Da sua também?! E nem sempre é uma melodia agradável, não é mesmo? Na verdade, para se fixar na mente, o importante é que a música chame bastante a atenção por ser muito bonita ou muito feia ou muito legal ou muito chata e repetitiva. Mas por que a gente demora tanto para se livrar dela?

Na hora em que a música entra pela primeira vez no cérebro, você nem imagina que vai ficar com aquele fundo musical pelas próximas horas ou mesmo dias. Mas é o que acontece. Depois de ter aprendido a música, toda vez que você relaxa um pouco, ela toca sozinha sem que você possa evitar. Mistério? Nada disso. São apenas memórias.

Mas o que são memórias? Para responder a essa pergunta, você precisa saber primeiro que seu cérebro é formado por bilhões de pequenas células nervosas, os neurônios [...]. Cada neurônio conversa intensamente com milhares de outros. Esse diálogo ocorre nos locais de menor distância física entre eles, nas chamadas sinapses. Nossas memórias são estocadas conforme o número de encontros desses neurônios. A cada instante, dependendo do que nos acontece, cada sinapse pode ficar mais forte ou mais fraca.

Quando escutamos aquela música inesquecível no rádio, muitos encontros de neurônios se reforçam e a gente memoriza a sequência de sons. A partir desse instante, acontece um efeito conhecido entre os cientistas como reverberação de memória, que é como se o cérebro repassasse inúmeras vezes a mesma música. Por isso, algumas melodias grudam em nossa mente.

[...]

Sidarta Ribeiro ,Instituto do Cérebro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10. Analise as orações em destaque nos três primeiros parágrafos do texto e verifique qual é o termo que completa cada uma delas. Depois assinale a alternativa em que a explicação apresentada é incorreta.

A ( ) No primeiro parágrafo, a oração destacada é completada por uma oração subordinada substantiva predicativa, que se liga ao sujeito por meio de verbo de ligação.

B ( ) No segundo parágrafo, o verboimaginaré completado por uma oração com valor de nome.

C ( ) No terceiro parágrafo, a locução verbalprecisa saberé completada por uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

D ( ) No terceiro parágrafo, na frase Cada neurônio conversa intensamente com milhares de outros, há um período simples com verbo transitivo indireto.

E ( ) As orações destacadas no texto são completadas por uma oração substantiva, que funciona como um de seus termos.

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