Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 21 de março de 2014

Revisão–7º ano–Intelecto

1. Leia o texto:
Como ter ideias criativas
Para pensar diferente, é preciso estar atento: ao seu inconsciente, aos arredores e até às opiniões de fora. As ideias só aparecem para quem procura.
CRIE COM MODERAÇÃO: Nem todo problema precisa de uma solução inédita. Escolha aquele em que a diferença vai... bem, fazer diferença e foque nele.
CHEQUE A PANELA: Não há gênio solitário: a criação coletiva é que move o mundo. Cultive uma panelinha sincera e talentosa, para consultar e dar palpites.
NOTE E ANOTE: Ideia não tem hora marcada, então esteja alerta. Anote suas sacadas e elimine do seu vocabulário pensei um negócio, mas esqueci....
DEIXE ESTAR: Não fique com a primeira solução que aparecer: as melhores ideias surgem após um período de incubação. Faça sua parte armazenando informações e seu inconsciente fará a dele. Às vezes, a solução pode vir até durante o sono.
DEIXE ERRAR: Ambientes que se pretendem criativos preveem o fracasso recorrente e o desperdício de tempo e recursos. [...]
CHAME O SÍNDICO: Tim Maia testava seus discos chamando quem estivesse passando para escutar e dar opinião. Não precisa chegar a tanto, mas muitas vezes a contribuição de quem não tem nada a ver com o assunto pode ser fundamental.
LIGUE OS PONTOS: [...] Acostume-se a combinar ideias aparentemente divergentes. Peças que não se encaixavam podem ser a chave do quebra-cabeça.
(André Bernardo. Superinteressante , n 288.)
Entre as seguintes afirmações a propósito do texto, apenas uma é correta. Assinale-a.
a) O termo panelinha, do tópico Cheque a panela, corresponde ao diminutivo do substantivo panela, e foi empregado no texto com o sentido de recipiente utilizado para a preparação de alimentos.
b) Os títulos dos tópicos são criativos, mas dispersam a atenção do leitor.
c) O uso de expressões populares, como sacada, no lugar de ideia original, e não tem nada a ver, no lugar de não tem relação, diminuem a credibilidade das orientações dadas no texto.
d) O texto apresenta instruções, o que explica a presença marcante de verbos no modo imperativo.
Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda às questões 2 e 3.
gonsales


2. Considere as seguintes afirmações sobre os verbos presentes nos diálogos da tira.
I. O verbo ser aparece no presente e no infinitivo.
II. O verbo fazer é irregular, pois seu radical é modificado em certos tempos.
III. Na locução verbal vai limpando, o verbo principal está no gerúndio.
IV. O verbo limpar tem dois particípios, observados em frases como: O salão estava limpo e Ele tinha limpado a mesa.
Está(ão) correta(s):
a) todas.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) II e III.
3. Em relação aos modos e tempos verbais empregados nos diálogos da tira, qual afirmação é incorreta?
a) Em Sou a fada madrinha, a forma verbal indica algo certo, positivo.
b) Em Faça um desejo, a forma verbal indica uma ordem ou pedido.
c) A oração para eu usar a minha varinha indica uma finalidade, sendo equivalente a para que eu use.
d) Não podia ser, no 2 quadrinho, equivale a Não era.
4. As frases a seguir foram retiradas de para-choques de caminhão. Leia-as e classifique os advérbios ou locuções adverbiais destacados em uma destas categorias: tempo, companhia, negação, intensidade e modo.
a) “Na vida tudo é passageiro, menos o motorista e o cobrador.”
b) “Não sou notícia ruim, mas ando muito e depressa.”
c) “Casei-me com Maria, mas viajo com Mercedes.”
5. Veja o anúncio publicitário a seguir.
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a) O advérbio de negação não e a locução adverbial de lugar na lombada referem-se a que forma verbal?
b) Qual advérbio relacionado à forma verbal fugir? Como ele pode ser classificado?
c) Qual o significado do advérbio sem dó? O que seu uso expressa sobre o carro?
6. Você certamente conhece o seguinte poema de Gonçalves Dias, escrito quando ele vivia em Portugal. Leia-o.
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
[...]
(Antologia da poesia romântica brasileira São Paulo: Nacional/Lazuli, 2007. p. 41.)
a) O advérbio aqui refere-se ao Brasil, ou a Portugal?
b) Sobre o uso do advérbio lá, o que podemos deduzir sobre o eu-lírico?
c) Como podemos classificar os advérbios aqui e ?
7. Menino que mora num planeta
Menino que mora num planeta
azul feito a cauda de um cometa
quer se corresponder com alguém
de outra galáxia.
Nesse planeta onde o menino mora,
as coisas não vão tão bem assim:
o azul está ficando desbotado
e os homens brincam de guerra.
É só apertar um botão
que o planeta Terra vai pelos ares...
Então o menino procura com urgência
alguém de outra galáxia
para trocarem selos, figurinhas
e esperanças.
(Poemas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 119.)
Os advérbios são palavras que servem para trazer, para os verbos que acompanham, as circunstâncias de tempo, espaço e modo. Dessa forma identifique no poema
a) A indicação de onde o menino mora.
b) A indicação de como é esse lugar.
c) A indicação da urgência que o menino tem de falar com alguém de outro lugar.
8. Leia o texto a seguir e depois identifique o valor semântico dos advérbios e locuções adverbiais destacados.
homem

9. Leia o texto abaixo.E como eles desapareceram?Os dinossauros viveram sobre a Terra durante 160 milhões de anos. E como desapareceram completamente? Cientistas explicam que há 65 milhões de anos, caiu no planeta um meteoro de aproximadamente 10 quilômetros. O impacto teria sido tão violento que abriu uma cratera com 200 quilômetros. Uma espécie de nuvem de poeira grossa tampou a luz solar durante seis meses. A Terra resfriou, as plantas não podiam fazer fotossíntese, e os animais não tinham o que comer. Resultado: todos os dinossauros morreram.
O que a expressão “durante 160 milhões de anos.” indica sobre os dinossauros? Como ela pode ser classificada?
10. Os sufixos diminutivos podem acrescentar uma ideia de carinho, ternura, prazer, desejo e também uma ideia negativa. O sentido dado aos substantivos por essas flexões depende sempre do contexto. Observe as tirinhas abaixo e responda ao que se pede.
mônica
bidu

Nas duas tirinhas, temos duas expressões no diminutivo coelhinho e ossinho. Em qual deles o diminutivo tem valor sentimental? Demonstra carinho? Justifique sua resposta.
 

11. Atenha-se aos excertos poéticos em evidência e, em seguida, responda às questões:Poema só para Jaime OvalleQuando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...(grifos nossos)
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei. (idem)
                                                                                        Manuel Bandeira
a) Os termos em destaque classificam-se como advérbios? No caso de uma reposta afirmativa, procure justificá-la, indicando também a circunstância expressa por eles.
b) Transforme-os em locuções adverbiais correspondentes.

12. (UFV-MG) Em todas as alternativas há dois advérbios, exceto em:  
a – Ele permaneceu muito calado.
b – Amanhã, não iremos ao cinema.
c – O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d – Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e – Ela falou calma e sabiamente.

13. Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstância que a eles se referem:
a- Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
b – Não me incomodo com sua impaciência. 
c – Talvez eu compareça ao seu aniversário.
d – Estamos muito contentes com sua aprovação.
e – Alegremente Pedro se despediu de sua família.

14. Todas as expressões sublinhadas abaixo presumem uma circunstância de tempo, exceto:
a) “E agora era desejada também”                                 
b) “Naquela noite despertaram...”
c) “..não eram ainda anunciadores de desgraças...”         
d) “A mata dormia seu sono jamais interrompido”.
e) “...já que os homens ainda não haviam chegado...”
14. Os advérbios em “mente” das alternativas abaixo, designam a mesma circunstância, exceto em:
a) Os soldados combateram estoicamente até a morte.
b) Os fiscais sugeriram ironicamente que os candidatos fossem submetidos a um outro exame.
c) Possivelmente haverá uma nova oportunidade.
d) No momento da discussão, alguns convidados saíram sutilmente sem se despedirem.


Para responder às questões sobre advérbio, clique aqui!






































































































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